1 de fevereiro de 2011

Qual a origem de Portugal?

Pegando na publicação da Lucia sobre a origem de @, uma vez que publiquei fotografias sobre Guimarães, embora não tão bonitas quanto as da Stella, também resolvi publicar a origem de Portugal. Se houver o contraditório, estão à vontade.....




 

O nome de Portugal apareceu entre os anos 930 a 950 da Era Cristã, sendo no final do século X que o nome começou a usar-se com mais frequência. Fernando Magno denominou oficialmente o território de Portugal, quando em 1067 o deu ao seu filho D. Garcia, que se intitulou rei do mesmo nome.[19] No século V, durante o reinado dos Suevos, Idácio de Chaves já escrevia sobre um local chamado Portucale, para onde fugiu Requiário:

“ Rechiarius ad locum qui Portucale appellatur, profugus regi Theudorico captivus adducitur: quo in custodiam redacto, caeteris qui de priore certamine superfuerant, tradentibus se Suevis, aliquantis nihilominus interfectis, regnum destructum et finitum est Suevorum[20]
(Requiário fugitivo ao lugar ao qual chamam Portucale, foi levado como prisioneiro ao rei Teodorico. Foi posto sob custódia, enquanto o resto dos suevos sobreviventes à anterior batalha se renderam – apesar de alguns terem morrido –; desta maneira o reino dos Suevos foi destruído e acabado.)


Cale, a actual Vila Nova de Gaia, já era conhecida por Portucale no tempo dos Godos.[19] Num diploma de 841, surge por incidente, a primeira menção da província portugalense. Afonso II das Astúrias, ampliando a jurisdição espiritual do Bispo de Lugo, diz:

“ Totius galleciae, seu Portugalensi Provintiae summun suscipiat Praesulatum[21] (Que ele tome o governo supremo de toda a província da Galiza e de Portugal.) ”
                                                                                                                        

11 comentários:

  1. Oh Lurdinhas, tu não me faças rir mais... Além de teres colocado quase a Wikipédia toda aqui no blog, ainda a pões em... TRIPLICADO!!!
    E pior: "roubaste" uma foto que tem lá escrito que está sujeita a direitos de autor, ainda vais parar outra vez a um Spa, desta vez aos quadradinhos. Podes começar já a informar-nos o que te poderemos levar quando te formos visitar...

    ResponderEliminar
  2. Ora aí está...se tem direitos de autor Milu estás feita...hahahaha.
    Tudo o que está na net é do povo se não querem que lhes tirem não os ponham lá...essa agora.
    Direitos de autor temos todas nós Stella nos nossos blogs e quantos não nos devem ter roubado já material.
    Toca a fanar na net que isto é tudo nosso...hihihi.
    Mas tambem não precisavas pôr um testamento tão grande o Afonso Henriques não merece tanto...
    Beijocas para as duas.

    ResponderEliminar
  3. E, Lurdinhas, no meu direito ao contraditório, lamento ter de te informar que a tua segunda foto é a Muralha da China e não o Castelo de Guimarães. A foto que recolheste tinha a ver com o concurso As Sete Maravilhas do Mundo, que vinha junto com fotos das Sete Maravilhas de Portugal, em que o Castelo de Guimarães teve direito a eleição. Ora retira lá essa foto desta publicação, senão és tu quem fica mal na foto...

    ResponderEliminar
  4. Oh Milú, só mesmo tu para me fazeres rir desta maneira...
    Sabes que o Teodorico ainda é um antepassado do Pedro, pelo menos é o que consta nos registos genealógicos que ele encontrou. Portanto, posso chamar-lhe "tio Teodorico"...eheheh

    ResponderEliminar
  5. Claro que como a Lúcia esteve a lêr todo aquele "relambório" e eu sou mais "imagens",não deve ter reparado na segunda foto.
    Suponho que a fotografia tenha sido "esticada", ou então as muralhas do Castelo de Guimarães já devem andar pela Galiza...e isso é que o D.Afonso Henriques não queria!
    Mas estou em crer que a "Muralha" é outra....
    Eh!Eh!
    Por estas e por outras é que não se pode acreditar em tudo que vem na Wikipédia...

    ResponderEliminar
  6. Não falei das fotos porque a Stella já tinha chamado a atenção e não quis "achincalhar"...ohoho
    O que vale é que ela aguenta as provocações...

    ResponderEliminar
  7. Não sei não. Tem estado tão calada todo o dia, esperemos bem que tenha ido passear...

    ResponderEliminar
  8. Meninas
    Ainda bem que tem aqui o bobo da corte para vos fazer rir.
    Vocês, é só material, só material e eu nada. Com a minha pouca sapiencia e conhecimento com as novas tecnologias lá ando eu a cuscuvilhar à direita, à esquerda, ponho aqui, tiro dali e o resultado é triplicados, trocas e baldrocas e um sem fim de asneirada.
    Já percebem porque fico calada tanto tempo? Pois agora, só cá virei quando a "Sotôra" vier dar umas aulas a minha casa e eu já me sentir éxímia.
    Hoje realmente fui dar um passeiosito à beira-mar e tirei umas fotografias. Vou tentar publicar. A ver vamos!
    De qualquer forma ainda bem que contribuo para a vossa boa disposição.

    ResponderEliminar
  9. Volta!Volta!Volta!

    Sem ti, isto não tem tanta graça...
    Ou estamos todas, ou não é a mesma coisa....

    ResponderEliminar
  10. Oh Miluzinha do meu coração, não fiques assim, que não é esse o teu jeito. Tens graça naturalmente o que é muito bom. És persistente e até já consegues fazer coisas que nem eu me atrevo. Sabes quem é que não faz asneiras? Quem não faz nada.
    Por isso continua e não te atrevas a "amuar" com as nossas provocações. Já sabes que é tudo por amor...

    ResponderEliminar
  11. Estas sempre a levar na cabeça Milu...
    Deixa amiga é por uma boa causa.
    Volta...mas volta mesmo... eu não percebo nada disto e tambem faço asneiradas.
    Beijocas

    ResponderEliminar